Àgora é uma publicação virtual dedicada ao fomento e à difusão do debate filosófico. Publicada sob os auspícios do Editorial Philosophia, sua periodicidade é semestral.  O seu sítio está no Portal de Filosofia iPhi, cuja missão é servir à comunidade filosófica, com um foco preferencial, mas não exclusivo, na filosofia praticada no Brasil. A revista tem como missão publicar, em cada número, controvérsias filosóficas sobre um tema de relevância seja para  a história da filosofia, incluída a história da filosofia brasileira, seja para a solução de um problema filosófico contemporâneo.

    Àgora é uma revista aberta à participação da comunidade filosófica e que procura fazer uso intensivo dos recursos de interatividade disponíveis na mídia em que é publicada, a internet, tanto para permitir aos leitores a intervenção nas discussões em cursos, quanto para permitir a eles a proposição, organização e publicação, como editores, de números sobre temas específicos.

   

Datação

1871 cf. DV

Acepções

Ágora (substantivo feminino)

praça principal das antigas cidades gregas, local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das assembléias do povo;

Etimologia

gr. agorá,agorâs (ê) 'id.', conexa com o v. gr. ageíró 'reúno, decido';

 

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

 

Normas Editoriais da

 

 iPhi