Normas para apresentação de proposta editorial para a revista Ágora.


        Para melhor cumprir o seu objetivo de fomentar a discussão filosófica e de incentivar a participação e a intervenção da comunidade nos debates por ela veiculados, a revista Ágora é publicada a cada número sob a responsabilidade de um editor cujo projeto de publicação tenha sido aprovado pelo comitê editorial da revista. O editor, cujo projeto tenha sido acolhido, será o responsável pela seção central da revista, qual seja, a seção dos dossiês referentes a uma controvérsia filosófica específica.
Qualquer membro doutor da comunidade filosófica e/ou científica pode candidatar-se mediante o envio de uma proposta editorial. A proposta deve pautar-se pelos seguintes critérios:

1.      Apresentar um tema relevante e contemporâneo em torno do qual os textos deverão versar.

2.      Justificar a relevância do tema mediante a exposição clara e sucinta do problema sobre o qual versa, bem como dos empasses que caracterizam a controvérsia contemporânea sobre ele.

3.      Indicar pelo menos 5, e não mais do que dez, autores com suas respectivas propostas de textos para a discussão do tema indicado.

4.      Observar as normas gerais para da revista para a publicação de textos.

As propostas devem ser enviadas para o editor geral da revista para um dos endereços abaixo:

Rua André Puente, 88. Apto. 32.

Independência - Porto Alegre - RS

90035-150 – Brasil


editorialphilosophia@terra.com.br

Normas para apresentação:


1. A revista Ágora publica trabalhos inéditos em português, inglês ou espanhol em forma de artigos, resenhas, documentos ou traduções.

2. Os artigos não devem exceder a 10.000 mil palavras; os demais tipos de contribuições estão limitados a 3.500 palavras.

3. Os originais devem ser apresentados em espaço duplo e submetidos por via eletrônica em padrão compatível com Word.

4. Os artigos deverão ser acompanhados de: resumo, em português e em inglês, com, no máximo, 150 palavras; palavras-chave (no mínimo, três e no máximo seis); titulação e endereço do autor, inclusive e-mail; referências bibliográficas, de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

Exemplos:

Artigos de revistas

GUEROULT, Martial. O problema da legitimidade da história da filosofia. Revista de História, São Paulo, v. 37, n. 75, p. 189-211, jul./set. 1968.

Livros

GAUTHIER, David. Morals by agreement. Oxford: Oxford University Press, 1986.


Teses e dissertações

SILVA, J. John Rawls: justiça e liberalismo. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.



5. As notas bibliográficas deverão vir no final do texto.

6. Os artigos serão examinados por dois referees, enquanto resenhas e debates serão submetidos ao Conselho Editorial desta revista.

7. Os trabalhos devem ser encaminhados para um dos endereços abaixo:

 Rua André Puente, 88. Apto. 32.

Independência - Porto Alegre - RS

90035-150 – Brasil


editorialphilosophia@terra.com.br

 

 

Se preferir, baixe aqui as normas em pdf